Coluna da Hora na praça do Ferreira em Fortaleza

Inaugurada na virada dos anos de 1933 para 1934, a Coluna da Hora foi projetada pelo engenheiro José Gonsalves da Justa, durante a gestão municipal de Raimundo Girão, em estilo Arte-Decó. A coluna é dos principais ícones da história de Fortaleza.



Quem já visitou o centro da cidade certamente já se deparou com a coluna. Medindo 13 de comprimento, a coluna possui no topo um relógio, oriundo da América do Norte, com quatro mostradores na face, uma para cada lado da praça, fabricado por Seth Thomas Clek Co. de Nova York. . Na época, custou o valor de 1.695 dólares.
 Em 1968, a praça foi radicalmente modificada e reformada, tendo a coluna da demolida. 

Porém, em 1991, a praça foi reformada e, atualmente, um versão moderna da coluna está localizada no centro da Praça do Ferreira.
Juntos
 A coluna da hora, um dos maiores símbolos da cidade de Fortaleza, dividiu espaço com o Tatu-Bola, símbolo da Copa de 2014, aqui no Brasil. Medindo 7 metros de altura e 5 metros de largura, dentro de uma toca representativa, o boneco inflável, réplica do Tatu-Bola, permaneceu até o dia 24 de outubro na Praça do Ferreira, em frente à Coluna da Hora.